História

Image

Junta de Freguesia de Pelmá


História

A história da Pelmá escreve-se há muitos anos, não existindo uma data sobre as primeiras referências, pensa-se que será habitada há quase 2000 anos.

Freguesia de invocação de São João Baptista. Foi priorado de São João Baptista da Boa Vista, da apresentação dos Condes de Atouguia e passou depois para o Padroado Real.

O terramoto de 1755, também afetou a Igreja Matriz da Pelmá, tendo sido, à época, a única estrutura afetada na Freguesia, tal com o relatava o Prior Bento Borges Pedrosa.

Já em 1758, compunham a Pelmá 25 aldeias: Pelmá, Aldeia da Serra, Casal do Rei, Cortiçada, Banhosa, Melrinho, Paradelas, Bofinho, Mata, Besteiro, Hortas, Casal, Sobralchão, Casalinhos, Marques, Matos, Barreiros, Casais do Vento, Botelha, Avanteira, Rocha, Lumiar, Ameixieira, Castelo e Cheira.

Em 1811, também a Pelmá sofreu com as invasões francesas tendo, na altura, perdido 56 dos seus habitantes (21 mulheres e 35 homens), sem contar com todo o património roubado ou destruído, tal como relatou o Pe. Sebastião José de Oliveira.

A 28 de dezembro de 1895, com a extinção do concelho de Alvaiázere, por ordem de Elrei, a Freguesia de Pelmá passou e integrar o Concelho de Vila Nova de Ourém. Integração esta que durou até 13 de Janeiro de 1898, quando foram reativados os concelhos extintos. Com esta reativação Pelmá volta ao Concelho de Alvaiázere, definitivamente.

No dia 21 de outubro de 1951, é benzida e inaugurada a nova Igreja Matriz, edificada com a ajuda do povo, sendo na altura pároco o Pe. José Nunes Bouça. A igreja e o escadório de acesso à mesma são hoje, também, símbolos da Freguesia.

O Moinho da Avanteira, propriedade do GOFOA – Grupo orientador de Festas e Obras da Avanteira desde Setembro de 1993, é outro ícone a freguesia.

A Pelmá e os seus habitantes foram desde sempre trabalhadores árduos do campo, da pastorícia ao cultivo dos cereais, passando pelo vinho e o azeite.

Os dados provisórios dos censos de 2021, regista-se que na Pelmá, têm residência habituais 637 habitantes, distribuídos por 313 agregados familiares, e conta ainda com 797 edifícios.

Brasão

  • Escudo de prata, o Sagrado Coração de Maria de vermelho, trepassado por um gládio de prata, encimado por uma flor de lis de vermelho e acompanhado de duas colunas jónicas de verde; em contra-chefe uma faixeta ondeada de azul e prata de três tiras.
  • Coroa mural de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: "PELMÁ".
Image

© 2022 Junta de Freguesia de Pelmá - Todos os direitos reservados. Powered by BoopIT