Notícia

Image

Pelmá inaugura parque estacionamento e recebe escolas

  • 2024-04-26

No passado dia 21 de abril a Freguesia de Pelmá convidou toda a população para um dia de grande festividade.

As celebrações iniciaram junto à casa mortuária com a inauguração do novo parque de estacionamento do cemitério de Pelmá. Presentes estiveram, para além da população em geral, o Sr. Presidente da Camara, João Paulo Guerreiro, e o Pároco da Pelmá, Pe. Jacinto Gonçalves. Ambos, em conjunto com o Presidente da Freguesia, Edgar Duarte, descerraram a placa de inauguração, tendo de seguida o Pe. Jacinto realizado a bênção do espaço através de uma oração onde destacou a obra, realçando que a mesma é útil para os que a usam, prepararam e construíram.

 Durante a sua intervenção o Presidente da Junta de Freguesia, informou tratar-se de uma obra tripartida, destacando o apoio incondicional do Conselho Económico, representante da Igreja Paroquial de Pelmá, pela cedência do terreno, bem como o apoio da autarquia na parte financeira, ficando o projeto e o lançamento da obra a cargo da Freguesia.

Mas a festa ainda estava no início, pelo que após esta inauguração, foram todos convidados a deslocarem-se para o recinto da Escola Primária e do Jardim Infantil a fim de se dar continuidade às cerimónias oficiais.

Já no recinto, os representantes do Município de Alvaiázere e da Freguesia de Pelmá assinaram um Termo de Doação da Escola Primária e Jardim Infantil de Pelmá, num ato simbólico, visto que a escritura já tinha sido realizada a 8 de fevereiro do ano em curso. Ficava assim oficializada a doação destes dois edifícios. De seguida o Senhor Presidente da Câmara, na sua intervenção, destacou o apoio dado à freguesia, quer na obra do estacionamento, com um investimento de 45.000,00€, quer agora na doação do espaço e das infraestruturas, avaliadas em cerca de 180.000,00€. Muito ainda há a fazer, e mostrou disponibilidade para continuar a colaborar.

Seguiu-se a intervenção do Sr. Presidente da Junta que agradeceu ao Município o facto de ter aceitado avançar com esta alteração de título de propriedade, permitindo assim à Junta de Freguesia de ficar mais autónoma na condução de futuros melhoramentos e investimentos. É vontade do Executivo que as escolas voltem a ter vida, e que não sirvam apenas para arrecadações. Com esse objetivo em mente, a Junta de Freguesia já tem em marcha um projeto para um pavilhão que será implementado no recinto das escolas, projeto esse que foi também dado a conhecer aos presentes através do desenho de uma maquete. Além dessa infraestrutura importante, a Junta de Freguesia tem como objetivo transferir a sua sede no antigo edifício da escola, a fim de facilitar a mobilidade de todos os que recorrem aos serviços da Junta, quer seja de acesso pedonal, quer seja de acesso rodoviário. O Jardim Infantil servirá como Salão Nobre, e para tal são necessários alguns melhoramentos. O objetivo desta sala é que possa vir a servir para múltiplas atividades, quer sejam oficiais quer sejam lúdicas, citando como por exemplo a ginástica sénior, atividade que já se encontra a decorrer.

Por fim, o Executivo da Freguesia não podia deixar de celebrar os 50 anos do 25 de Abril. E nada melhor que um filho da terra, para lembrar a Pelmá antes do 25 de abril. O amigo e conterrâneo Filipe Antunes dos Santos foi o convidado de honra a quem, o Presidente da Freguesia, Edgar Duarte, fez questão de agradecer por ter aceitado o convite da Junta de Freguesia.

O Dr. Filipe Antunes dos Santos começou a sua intervenção por lembrar que o mais importante da sua presença ali, era ver e rever velhos amigos, mais do que tinha para nos contar. E era muito o que tinha para nos dizer, não pela quantidade, mas sobretudo pelo significado das suas palavras e recordações. Ao longo da sua intervenção recordou gentes e histórias, mas também situações concretas que grande parte da plateia viveu. Era notório nas expressões do público presente, que o Dr. Filipe desenraizou memórias, provocou algumas lágrimas no canto do olho e sorrisos, relembrando um tempo já longínquo, mas impossível de esquecer. Aos mais novos lembrou que as Gentes de Pelmá eram um povo trabalhador, humilde, sério, mas também solidário, praticando a entreajuda com o seu vizinho numa virtude da ”Alma de Pelmá”.

O Dr. Filipe Antunes dos Santos terminou a sua intervenção com um poema da sua autoria dedicado à Pelmá: “Nome de Guerra”.

Para finalizar as celebrações e para marcar o dia, o Senhor Presidente da Junta fez questão de entregar uma pequena lembrança aos convidados.

O dia acabou em festa com um pequeno lanche de convívio oferecido pela Junta de Freguesia.

Galeria

© 2022 Junta de Freguesia de Pelmá - Todos os direitos reservados. Powered by BoopIT